102_00

SINOPSE
O ano é 2057 e a humanidade está prestes a deixar de existir. O Sol passou a se consumir mais rápido do que era então previsto, e sua perda de potência significaria o fim da vida na Terra. Mas num último esforço para evitar tal catástrofe, a Icarus II e sua tripulação de oito voluntários, transporta uma poderosa e gigantesca bomba nuclear. O objetivo: se aproximar o suficiente do Sol e lançá-la em sua direção, para assim, conforme o teorizado, revitalizar a vida útil da estrela. No entanto a longa viagem é interrompida por um chamado de socorro da Icarus I, a nave que sete anos antes se destinava ao mesmo objetivo, e que misteriosamente havia fracassado. A tripulação se divide entre aqueles que não querem se desviar da missão, e aqueles que sentem necessidade de atender o pedido.

102_01

COMENTÁRIOS
Definitivamente eu fico bem triste com a reação negativa que há pela crítica com relação a este filme. Sim, eu sei que gosto é algo bastante pessoal, no entanto para este caso em particular eu não vejo sentido algum em apedrejarem tanto a produção. Sunshine: Alerta Solar, ou apenas Sunshine, é um filme de ficção científica espacial de suspense, que embora tenha uma premissa até simples, traz um elenco de qualidade e um roteiro que se desenvolve de forma bastante interessante. É neste filme que eu pela primeira vez fui exposto ao trabalho de Cillian Murphy, um cara que desde então vejo cada vez mais se superar. E já em Sunshine era nítida sua capacidade como ator, uma vez que o cara realmente se dedicou em estudar termos e linguajares comuns à um físico com a experiência de seu personagem. A dedicação foi tamanha, que o cara decidiu tirar uns dias na CERN para aprender os maneirismos de verdadeiros cientistas.  Esforço este que foi elogiado Brian Cox, um renomado professor de física da Universidade de Manchester, e também apresentador da BBC. Cox classificou a atuação de Murphy como “brilhante” e “uma grande interpretação de um físico”.

102_02

Partindo um pouco para a produção, Sunshine é simplesmente deslumbrante! Suas tomadas externas espaciais são de tirar o fôlego, mostrando câmeras vagarosas e posicionadas em ângulos que definem o que é uma cinematografia de verdade. Conceitualmente toda sua construção é bem acabada e realista, mostrando uma nave completamente coerente e convincente. Junta-se isso à uma película mórfica bastante inspirada, e temos cenas maravilhosas, como a de uma ampla sala com controle de potência dos raios solares, onde se é possível avistar de forma frontal e próxima a beleza imponente do Sol. Considerando a trama, acho muito interessante a abordagem final. Não vou detalhar porque não quero fazer desta uma análise com spoilers, mas a inspiração, qual muita gente usa para justificar a razão de não ter gostado do filme, é exatamente o que faz dele diferente de todos os outros suspenses espaciais do gênero. Se não fosse esse diferencial, o quanto este seria diferente de Esfera (1998) ou O Enigma do Horizonte (1997) por exemplo? Acho que as pessoas deveriam parar de ser chatas e apreciarem as obras por aquilo que elas são, e não pelo que elas gostariam que fossem.

102_03

ELENCO E FICHA TÉCNICA
Cillian Murphy, Chris Evans, Rose Byrne, Michelle Yeoh, Cliff Curtis, Troy Garity, Hiroyuki Sanada, Benedict Wong, Chipo Chung e Mark Strong compõem o elenco. Dirigido por Danny Boyle e escrito por Alex Garland, Sunshine: Alerta Solar é um thriller psicológico de ficção científica lançado em 2007. Produzido por Andrew Macdonald, foi coproduzido entre os estúdios Moving Picture Company, DNA Films, UK Film Council e Ingenious Film Partners, e teve sua distribuição para os cinemas ficou pela Fox Searchlight Pictures. Recebeu o prêmio de Melhor Realização Técnica da British Independent Film Awards 2008, e foi indicado em diversas outras categorias. Mesmo sendo um excelente filme, não teve a felicidade de conseguir atrair a atenção do público, e com seu orçamento de 40 milhões de dólares, faturou apenas 32 milhões.

CONCLUSÃO
Pouco valorizado pela crítica, e menos ainda pela audiência dos cinemas, Sunshine: Alerta Solar é um filme de ficção científica espacial de suspense que preenche todos os pré-requisitos para ser, no mínimo, um bom filme. Definitivamente eu não compreendo o que se passa na cabeça de uma criatura que dispara tomates contra um filme que tem excelente produção, uma ótima direção, quadro de atores fantásticos, e que além de entregar toda a rotina de itens para a convenção do gênero, ainda traz de extra, elementos novos e criativos. Eu não tenho muito a fazer além de pedir para que assista e tire sua própria conclusão. Sunshine: Alerta Solar é classificado como recomendado para maiores de 14 anos.

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s