095_00

 

PSICOSE (1960)

095_01

SINOPSE: Marion Crane é secretária em uma imobiliária, que após seduzida pela ambição, decide roubar 40 mil dólares do trabalho para fugir com o amante. Certa de que o crime seria notado apenas após o fim de semana, entra em seu carro tomando rumo pela estrada, quando é surpreendida por uma forte chuva. Marion encontra o Motel Bates, um local decadente e que se tornou deserto após um desvio na estrada. Lá ela é atendida por Norman Bates, um simpático rapaz, mas que não parece ficar muito confortável em lidar com as pessoas.

COMENTÁRIO: Psicose (Psycho) é uma das principais obras de arte do gênio do suspense e horror, Alfred Hitchcock. Uma história simples que se transforma numa tempestade de tensão e imprevisibilidade. Praticamente com 60 anos de idade, ainda é bastante atual, tanto na sua linguagem, quanto na sua capacidade de surpreender do começo ao fim. Hitchcock é até hoje uma das maiores fontes de inspiração para profissionais do cinema.

 

LOUCA OBSESSÃO (1990)

095_02

SINOPSE: Paul Sheldon é um famoso escritor que se envolve num acidente de carro, e acaba sendo socorrido por Annie, uma enfermeira que diz ser sua fã número um. Ela o leva para sua própria casa, um local isolado para cuidar de sua saúde. Certo dia ela encontra os originais do próximo livro de Paul, e descobre que sua personagem favorita será morta. Essa revelação faz com que a mulher revele uma personalidade doentia.

COMENTÁRIO: Louca Obsessão (Misery) é um filme dirigido por Rob Reiner, e se baseia no livro homônimo de Stephen King. O longa é considerado um dos maiores clássicos do suspense, e rendeu para Kathy Bates o Óscar de melhor atriz, o Golden Globe Award também como melhor atriz, o Chicago Film Critics Association Award, advinha, como melhor atriz e também o Dallas-Fort Worth Film Critics Association Award, só para fechar, como melhor atriz. E aí, está convencido de assistir se ainda não o fez?

 

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)

095_03

SINOPSE: Clarice Starling é uma das mais promissoras estudantes da academia do FBI e, é selecionada sem receber detalhes, para entrevistar um brutal assassino, o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra que cumpre prisão perpétua por terríveis crimes de assassinatos e canibalismo. Jack Crawford, seu superior no FBI, acredita que Lecter possa de alguma forma se sentir atraído por Starling, e assim colabore para ajudar a entender a mente de um outro assassino em série que está solto.

COMENTÁRIO: O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) é um filme dirigido por Jonathan Demme, e é baseado no livro homônimo de Thomas Harris. O suspense de estrondoso sucesso teve um orçamento de 19 milhões de dólares, e faturou 272 milhões! O filme é um dos poucos na história conseguir vencer nas principais categorias do Óscar, recebendo os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado. Pouca coisa, não é mesmo?

 

CABO DO MEDO (1991)

095_04

SINOPSE: Sam Bowden advogou por Max Cady, um psicopata estuprador que recebeu a pena de 14 anos de prisão. Após ser libertado, Max fica sabendo que Sam agiu de forma a potencializar sua condenação, e então passa a perseguir de forma doentia sua família.

COMENTÁRIO: Cabo do Medo (Cape Fear) é um remake dirigido por Martin Scorsese, e se baseia no romance The Executioners, de John D. MacDonald. A versão original de 1962 tinha o mesmo título, e a título de curiosidade, tem seus dois principais atores participando da versão desta versão de 1991. A atuação de Robert De Niro dá vida à uma mente grotesca, suja e subversiva. O filme foi indicado ao Óscar na categoria de melhor ator e melhor atriz coadjuvante para Juliette Lewis. O melhor ator acho que você já sabe.

 

SE7EN: OS SETE CRIMES CAPITAIS (1995)

095_05

SINOPSE: Preste a se aposentar, o experiente detetive William Somerset pega um último caso na parceria do empolgado e recém transferido David Mills. Juntos eles descobrem se tratar de um assassino em série que procura vítimas que representem de alguma forma os sete crimes capitais.

COMENTÁRIO: Se7en: Os Sete Crimes Capitais (Seven) é uma aula de cinema de um diretor que até então só tinha feito um único filme, Alien 3 (1992). David Fincher era o nome do cara, que conseguiu fama da noite pro dia, e um enorme respeito da crítica especializada. Seven teve um custo de 30 milhões de dólares, e conseguiu tirar das telonas o faturamento de mais de 327 milhões. O suspense de tirar o fôlego ficou famoso também pelo seu final, afinal, o que diabos havia naquela caixa?

 

OS SUSPEITOS (1995)

095_06

SINOPSE: Roger Kint é interrogado pelo agente Dave Kujan a contar a história sobre o que aconteceu em um massacre no porto de Los Angeles, no qual ele foi um dos poucos sobreviventes de um enorme incêndio de uma embarcação. Usando de artifícios de flashbacks e narração, a a história vai se tornando cada vez mais complexa enquanto ele tenta explicar o motivo dele e seu comparsa estarem no barco.

COMENTÁRIO: Os Suspeitos (The Usual Suspects) é uma produção teuto-norte-americana do diretor Bryan Singer e roteirizado por Christopher McQuarrie. O filme é um suspense de fritar os neurônios e desmaterializar as unhas. Seu orçamento foi modesto, “apenas” 6 milhões de dólares, e faturou quase quatro vezes mais do que isso. Certo, não foi um enorme sucesso nos cinemas, mas se tornou um clássico para os amantes do gênero. O longa recebeu dois prêmios do Óscar de 1996, sendo o de Melhor Ator Coadjuvante para Kevin Spacey, e de Melhor Roteiro Original. E aí, achou que ele vale ser conferido?

 

O ADVOGADO DO DIABO (1998)

095_07

SINOPSE: Kevin Lomax é um extraordinário advogado de uma cidade pequena da Flórida que nunca perdeu um único caso, e é contratado pessoalmente por John Milton, o dono da maior firma de advocacia de Nova York. Inicialmente as coisas vão indo bem, mas Mary Ann, a esposa de Kevin, começa a evidenciar sinistras aparições demoníacas. Kevin muito atarefado com um cliente, se torna cada vez mais negligente com sua mulher, porém seu misterioso chefe parece ter sempre a solução para todos os problemas, e isso passa a atormentar o advogado.

COMENTÁRIO: O Advogado do Diabo (The Devil’s Advocate) é uma produção teuto-norte-americana dirigida por Taylor Hackford, e mistura drama, com suspense e terror. A obra roteirizada por Jonathan Lemkin e Tony Gilroy se baseia no romance homônimo de Andrew Neiderman. Fora da curva costumeira do gênero, O Advogado do Diabo brinca com nossa imaginação e alimenta a angústia do que seria estar sendo refém da própria ambição. Este é um filme completo, com bom roteiro, boa direção, excelente trilha sonora, e um elenco de arrebentar!

 

IDENTIDADE (2003)

095_08

SINOPSE: Uma tempestade violenta atinge as estradas de Nevada, e por segurança dez pessoas procuram refúgio num hotel isolado para esperar que ela cessasse. Junto do grupo está Malcom Rivers, um condenado à morte sendo escoltado, e que foi sentenciado justamente pelo assassinato de várias pessoas em um hotel. Os viajantes ficam presos no lugar devido à chuva, e percebem que estão sendo mortos um à um.

COMENTÁRIO: Identidade (Identity) é uma produção estadunidense dirigida por James Mangold, e é baseada no romance policial de Agatha Christie, Ten Little Niggers. O suspense estrelado por John Cusack e Ray Liotta não é famoso ou coisa do tipo, e sempre me perguntei a razão. O filme é um complexo emaranhado de mistérios que faz ser impossível perdemos a atenção por um minuto. Divertido e subversivo, é um prato cheio para noites chuvosas em que você não pode sair de casa. Apenas tenha cautela com a companhia.

 

SEM SAÍDA (2008)

095_09

SINOPSE: Steve fez tudo certo e planejou um final de semana a dois com Jenny. O plano era curtir a beira de um lago, local onde ele pretendia pedir a mão da namorada em casamento. Assim que chegaram, logo foram incomodados por um grupo de adolescentes arruaceiros que não ficaram satisfeitos com os visitantes. À partir de então, pesadelo que se sucederia jamais poderia ser imaginado pelo casal.

COMENTÁRIO: Sem Saída (Eden Lake) é uma produção britânica escrita e dirigida por James Watkins. Seu enredo simples já é repetido por décadas, o que deveria ser um complicador para fazer deste um filme interessante, é o que você imagina. Mas se engana se acha que essa convenção é incapaz de trazer algo e que vá te surpreender. Misturando suspense com terror, Sem Saída brinca com as nossas sensações, criando um ambiente pesado e desconfortável. Elogiadíssimo pela crítica, é um uma viagem vertiginosa que você não pode deixar passar.

 

SOB O DOMÍNIO DO MEDO (2011)

095_10

SINOPSE: Depois da morte do pai, Amy decide voltar a morar na sua cidade natal, na costa do Golfo do Mississipi. A ideia seria reformar e anunciar a antiga casa de Amy, enquanto David, seu marido, relaxasse e trabalhasse em seu novo roteiro. No entanto a chegada do sofisticado casal naquela cidadezinha, provoca aqueles tradicionais moradores. E as coisas começam a ficar ainda mais desconcertantes para David, quando Charlie, um ex-namorado de Amy, tenta se aproximar de sua esposa.

COMENTÁRIO: Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs) é a refilmagem do polêmico filme homônimo de 1971, que na época fora criticado pela sua violência explícita, incluindo a cena de um estupro. A obra é baseada na novela The Siege of Trencher’s Farm de Gordon Williams. Esta versão de 2011 é dirigida por Rod Lurie, que escolhe abandonar o excesso de brutalidade da versão anterior, se atentando muito mais na crescente paranoia e tensão. Subestimado, Sob o Domínio do Medo (2011), é um filmaço que dá vontade de atravessar a tela da televisão, e dar uns tabefes nos vilões.

 

GAROTA EXEMPLAR (2014)

095_11

SINOPSE: No dia do seu quinto aniversário de casamento, Amy desaparece sem deixar qualquer vestígio, e aquela que parecia ser uma união feliz, começa a desmoronar. Nick, seu marido, passa a ser o principal suspeito, e com a ajuda de sua irmã, tenta provar a sua inocência. Paralelamente às acusações, ele investiga por conta própria o que realmente poderia ter acontecido com sua esposa.

COMENTÁRIO: Garota Exemplar (Gone Girl) é dirigido por David Fincher e escrito por Gillian Flynn, se baseado em seu próprio romance. Em eu lançamento o filme foi muito bem recebido pela crítica, sendo elogiado pelo roteiro, direção, atuações, trilha sonora e todo o seu conceito de cinematografia. Sucesso dos cinemas, Garota Exemplar custou 61 milhões de dólares, e faturou mais de de 368 milhões. Este é um filme ambicioso do começo ao fim, e que vai te fazer ficar agoniado até o último minuto. Se prepare, pois seu final é surpreendente!

 

CORRA! (2017)

095_12

SINOPSE: Chris é um jovem negro que está bastante receoso de conhecer a família de sua namorada, Rose, que é caucasiana. Chegando a casa dos pais da moça, ele fica um pouco incomodado com um carinho tão excessivo, que acaba por transparecer uma total artificialidade, e essa impressão não é apenas a de um adulto que sofreu toda a vida com o preconceito. Havia algo de muito errado com aquela família.

COMENTÁRIO: Corra! (Get Out) é escrito e dirigido pelo estreante cineasta Jordan Peele, que se projetou para o mundo como um visionário dos tempos modernos quando o assunto é subversão no gênero suspense. A obra traz uma injustiça que deveria ter sido a muito tempo abolida, mas que devido a ignorância da sociedade, insiste em ficar, o racismo. Peele é genial, e consegue exigir respeito por sua pauta sem precisar abrir mão do humor negro (perdoe o trocadilho) nas interações entre seus personagens centrais, que na maioria das vezes também são negros. Não há muito o que se falar de Corra!, é filme que você precisa correr para assistir e depois voltar correndo aqui para dizer o que achou!

Barra Divisória

assinatura_dan

 

 

2 pensamentos

  1. Não considera o filme 9º Portal com Johnny Depp digno desta lista?
    Lembro que assistimos esse filme e o final nos deixou com cara de ‘ovo cozido’.

    Ritual, com Anthony Hoppkins também foi bom.
    Deu pra borrar a cueca…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s