084_00

SINOPSE
Em meio ao luto da perda, o marido agora em forma espectral e invisível aos ainda encarnados, retorna para casa na intenção de consolar sua esposa. Sendo um mero espectador ele nada pode fazer, apenas assiste o tempo correr indefinidamente. Vaga por lembranças e sensações que persiste em manter de quando vivo ao lado da mulher que tanto amou. O amor, a dor, o rancor, a importância, e até mesmo as lembranças, não passam de efemeridade numa eternidade onde o infinito tempo pesa muito mais que a vontade de se manter existindo.

084_01

COMENTÁRIOS
Fascínio! Esse é o sentimento mais resumido que senti ao assistir uma das obras mais brilhantes e, injustamente pouco divulgadas de 2017. Sombras da Vida (A Ghost Story) consegue dar vida à uma atmosfera densa que impossibilita escaparmos de sua gravidade pesadíssima! São reflexões sobre a significância e do que significou uma jornada de vida. Não importa o que a sua ou minha experiência espiritual, e até mesmo religiosa diga, este é um filme que não intenciona conflitar com nada disso. Mas claro, se você for adepto de crenças onde os vivos desencarnam, terá uma interpretação diferenciada daqueles que não creem, e assistirão apenas como um drama de ficção. Seja como for que você assista, a experiência não deixa de ser profunda e gratificante.

084_02

É incrível como uma boa ideia pesa muito mais que qualquer cifra. Afirmo com toda segurança, a simplicidade do conceito deste filme não precisava mais de um único centavo no orçamento! A princípio eu fiquei até relutante sobre que diabos era isso. Um fantasma com lençol na cabeça? Me parecia uma grande cilada. Superei o literal “pré conceito” e fui dominado pela curiosidade. Ainda dentro dos primeiros minutos recebemos um curso intensivo de nunca julgarmos um livro pela capa, e nem mesmo um fantasma pela sua roupa. Avante filme adentro, acompanhamos aquela alma que não pode ser vista, ouvida, e muito menos tocada, presenciar uma cena de interminável autopunição. Não, não detalharei o que é para não estragar a experiência, mas é lindo como um bom roteiro e uma inteligente direção consegue fazer dos silêncios repletos de vazios a peça central para compreensão de uma intenção. Simplesmente brilhante!

084_03

COMENTÁRIOS COM SPOILERS
Aprofundando nos conflitos do luto, temos as duas perspectivas, a de quem ainda está vivo, e a de quem já se foi. Por um lado a viúva que sofre com as saudades cotidianas daquela pessoa que sempre esteve presente, e de outro um espírito que reluta em aceitar o término de um ciclo para seguir em frente, seja como for o próximo estágio. Por maior que seja a dor de quem fica, as oportunidade de superação ainda são acessíveis, e diferente de quem só pode assistir, continuar na busca humana pela felicidade não é apenas uma necessidade, mas também uma natureza da vida humana. Podemos assumir a realidade no tempo que for, ao fim, tempo estará disponível em sua forma infinita, porém apenas como um passageiro a experiência não passa de um martírio que precisa ser cessado à fim de dar término ao sofrimento.

084_04

ELENCO E FICHA TÉCNICA
Casey Affleck, Rooney Mara, Will Oldham, Sonia Acevedo, Rob Zabrecky, Liz Franke, Grover Coulson, Kenneisha Thompson, Barlow Jacobs, McColm Sephas Jr. e Kesha compõem o elenco. Escrito, dirigido e editado por David Lowery, Sombras da Vida foi produzido por Toby Halbrooks, James M. Johnston e Adam Donaghey. O drama estadunidense foi lançado em janeiro de 2017 no Festival Sundance de Cinema, e em junho do mesmo ano nos cinemas norte americanos. Seu orçamento foi de irrisórios 100 mil dólares, e teve um faturamento de quase 2 milhões.

CONCLUSÃO
Eu desconhecia completamente A Ghost Story, título original, e como conheci o que mais tarde seria batizado no Brasil como Sombras da Vida. Bati o olho em seu pôster e me interroguei sobre que diabos poderia ser isso. Então decidi ignorar completamente a aparência, que por sinal é até bacana depois que você assiste e compreende o conceito, e me dei a oportunidade de descobrir. Maravilhoso! Esse é um dos filmes mais marcantes que levo comigo, e um dos melhores de 2017. A premissa pode até lembrar o filme Ghost: Do Outro Lado da Vida de 1990, mas sua narrativa passa longe de uma história de amor de um casal apaixonado. Sombras da Vida é uma poesia mostrando nossa efemeridade em vista o infinito tempo. Recomendo demais! Sua classificação etária é de doze anos. Tenha um bom filme!

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s