069_00

PLOT
Emma Larsimon é uma escritora de livros de terror mundialmente famosa, e certo dia decide concluir o ciclo onde Lizzie, a personagem de seus contos, derrota a bruxa Marianne. Esta seria apenas uma história como muitas outras, se não fosse pelo fato de todo o universo criado por Emma, ser uma extensão de seus pesadelos e conflitos pessoais do passado. E agora, tendo decidido fechar sua saga literária, seus demônios vieram à tona cobrar que não sejam esquecidos. Na busca por entender os eventos macabros que sua vida vem tomando, a jovem escritora junto com sua assistente pessoal, retornam a sua cidade natal atrás de respostas. Lá ela vai passar por momentos inimagináveis de dor e angústia para tentar solucionar aquilo que lhe traz tanta aflição.

069_01

COMENTÁRIOS SEM SPOILERS
Quais são os motivos que te levam a procurar um filme ou série de terror para assistir? Existem várias formas de se entreter com uma obra desse gênero que pode ter aspecto tão variados, e Marianne, a nova obra francesa com o selo Netflix, faz isso fugindo com originalidade da maioria dos clichês. A princípio eu fiquei apreensivo quanto ao que tinha escolhido assistir, a série engana, ficamos com a impressão de estarmos vendo um produto específico para o público adolescente, porém terminado o primeiro episódio, percebemos que nada condiz com o ensaio inicial. O enfoque aqui é na estranheza e no como isso gera incômodo. Logo na cena de abertura da série temos mãe e filha, uma mais esquisita que a outra, numa situação pra lá de estranha. Dentro de uma casa escura e sinistra, a filha vai no encontro da mãe, que está debruçada na pia da cozinha, onde se esforça para extrair de forma sanguinária um dente da própria boca, enquanto encara a filha com um olhar maquiavélico de indiferença e ironia.

069_02

Um dos maiores méritos de Marianne fica para o elenco, que de forma muito convincente traz uma aura verdadeiramente macabra aos personagens. E quando digo isso, não reduzo apenas aos óbvios vilões, mas a cada personagem que oculta algum mistério ou traço da personalidade. Elden, a cidade de Emma, tem uma atmosfera própria, e até as ruas vazias e litorais de ar gélido causam estranheza.

069_03

Trazendo esmero pela estética, a produção traz fotografias e cenários inspiradíssimos, ora em tons saturados e nublados nas cenas externas, ora no amarelado sépia para  ambientes fechados com o ar mais pesado. Tais elementos nos transporta para uma imersão incrível! Quando as tomadas são em áreas abertas, a sensação é de exposição e vulnerabilidade e, nas fechadas reina a claustrofobia com um alto contraste de jogo de sombra e iluminação que drena nosso fôlego. Marianne acerta em cheio com uma produção de qualidade e uma direção que consegue extrair o melhor de cada ator. É uma série que não passa despercebida pela Netflix, e com certeza irá angariar muitos fãs.

069_04

ELENCO E FICHA TÉCNICA
Victoire Du Bois, Lucie Boujenah, Tiphaine Daviot, Ralph Amoussou, Bellamine Abdelmalek, Mehdi Meskar, Alban Lenoir, Mireille Herbstmeyer, Corinne Valancogne, Patrick d’Assumçao, Pierre Aussedat, Luna Lou, Charlie Loiselier, Bruni Makaya, Adam Amara e Anna Lemarchand. A série francesa foi criada e dirigida por Samuel Bodin e, escrita em com conjunto com Quoc Dang Tran. A produção da Empreinte Digitale and Federation foi distribuída em oito episódios pelo serviço Netflix.

CONCLUSÃO
Se você curte um terror barra pesada, essa série é para você. Marianne não tem papas na língua, coloca pra fora sem pudor seu linguajar sujo, cenas fortes e situações de fazer sentir alfinetadas na espinha. Seu ponto forte fica nas atuações, com personagens envolventes e criativos, que em momento algum vai ter fazer ter dúvidas de realmente estar vendo o capiroto. Recomendo fortemente que não deixem crianças assistirem esta série, questões como suicídio, nudez total, palavrões pesados, enfim, tem um pouco de tudo. Portanto não é um tema nada apropriado para os mais jovens, tenham bastante cautela. Feitas as ressalvas, boa sorte em sobreviver à essa série! Mantenha as luzes acesas.

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s