057_00

SINOPSE
Num futuro após a Terceira Guerra Mundial, a sociedade se enquadrou nas regras de um regime totalitário, que fez diminuir quase por completo todos os tipos de crimes violentos. Cada integrante desta comunidade tinha por obrigação se medicar com inibidores de emoções, o Prozium, para assim estarem aptos num convívio coletivo, no qual as chances eram praticamente nulas de qualquer distúrbio. A cultura também passou a ser fortemente criminalizada, numa política em que livros e todo tipo de obras de artes eram incinerados. Essa sociedade distópica, fria e racional, permitia um ambiente sem muitos conflitos, mas por trás desse aparelhamento estatal de autoritarismo e ordem, haviam grupos de resistência que não compactuavam com essa perda de liberdade.

057_01

COMENTÁRIOS
Equilibrium
é uma obra mal compreendida, e de certa forma, sendo sua própria distribuidora a culpada. Com o slogan “Esqueça Matrix!”, a produção trouxe para si uma discussão que nunca fez sentido. Equilibrium em nada tem a ver com Matrix, claro, tirando os vestuário e o uso ‘estiloso’ de armas de fogo. O filme foi lançado em 2002, cerca de três anos após o lançamento de Matrix. E numa tentativa frustrada de surfar na onda do blockbuster de enorme sucesso, algum produtor não muito inteligente decidiu dar este péssimo estigma ao seu produto. No final era muito difícil você chegar na locadora, pegar aquela embalagem, ler a provocação do slogan, e não chegar em casa predisposto a assistir realmente o que a propaganda dizia. Isso aconteceu comigo, no entanto eu soube compreender a intenção do marketing barato e assisti tudo até o final. Não sei se eu entenderia tão bem assim caso tivesse assistido no cinema após ver a chamada num pôster. Esse golpe baixo na audiência custou caro ao filme.

057_02

A única verdade nessa história toda, é que sim, Equilibrium é um excelente filme! A produção não é das mais ricas, mas com o pouco investido, oferece uma obra sólida e convincente do que se predispõe a fazer. As cenas de ação aceleradas traziam algo novo para o cinema. Claro, não era nada absurdo e, de maneira alguma tão impactante quanto às frenéticas cenas de ação de Matrix, mas a criativa do diretor e roteirista fez criar uma arte marcial fictícia, chamada Gun-kata, a junção de ‘arma’ com ‘kata’, o conjunto de movimentos de ataque e defesa que está presente nas mais diversas artes marciais japonesas. Parece estranha a explicação, mas acredite, o resultado em tela ficou incrível.

057_03

Sua arte visual saturada combinava bem com seu conceito de futuro distópico, os efeitos em sua maioria eram práticos, e a qualidade sonora era ‘okay’, nada muito extravagante. Roteiro coeso em todos os arcos, e um conjunto de atuações muito boas, afinal,  Christian Bale, Emily Watson e Sean Bean não são pouca coisa. A direção soube reunir o magro orçamento de 20 milhões de dólares, e entregar um produto final de qualidade. Porém devido ao seu ridículo marketing, trouxe a receita negativa de pouco mais de 1/4 de toda grana investida! Uma pena. Talvez isso tenha servido de lição para que outros espertinhos pensassem duas vezes antes de querer soltar uma pérola dessas.

057_04

ELENCO E FICHA TÉCNICA
O elenco de Equilibrium conta com Christian Bale, Emily Watson, Taye Diggs, Sean Bean, Angus Macfadyen, William Fichtner, Sean Pertwee, David Hemmings e Dominic Purcell. Kurt Wimmer é responsável pelo roteiro e direção, enquanto Jan de Bont e Lucas Foster, foram os principais produtores. Seu orçamento foi de US$ 20,000,000.00, tendo uma receita final de US$ 5,359,645.00. Fiz questão de colocar até o último dólar. Prejuízo assustador!

CONCLUSÃO
Aprendemos com Equilibrium o que não deve ser dito sobre um filme. Você não vende jujubas numa embalagem escrito “Melhor que chocolate!”. Isso não faz sentido e as coisas ao menos são comparáveis. Tirando esse controverso problema que nunca deveria ter acontecido, esta é uma obra ímpar! Não é um filme cult como alguns propagam por aí, mas um filme que traz reflexão e empolgantes cenas de ação. Não esqueça Matrix, mas também lembre-se desse. Recomendadíssimo!

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s