056_00

CURIOSIDADES EXTRAS
Se você ainda não viu a primeira parte desta visita a GoldenEye 007, o clássico game do Nintendo 64, vá lá dar uma conferida primeiro e depois volta aqui.
Existe uma série de curiosidades por trás dos bastidores de GoldenEye 007, desde mitos criados pela sua fanbase, conteúdos misteriosos escondidos no cartuchos, coisas interessantes retiradas da versão final e easter eggs variados.

023_07

A. Durante o processo de criação algumas ideias foram modificadas ou removidas. O modo All Bonds por exemplo permitiria jogar com outros atores que interpretaram James Bonds, ou seja, seria possível jogar com Sean Connery, Roger Moore, George Lazenby e Timothy Dalton. Mas por conta de problemas com direitos de imagens, eles precisaram ser cortado do produto final do jogo. Porém alguns fuxiqueiros de códigos de cartucho conseguiram encontrar arquivos onde mostrava a realidade dessa intenção.

B. Falando em fuxicar códigos, a versão norte americana do cartucho de GoldenEye 007 oculta um emulador de ZX Spectrum e 9 jogos desenvolvidos pela própria Rare. Eles são Sabre Wulf, Atic Atac, Jetpac, Lunar Jetman, Alien 8, Gun Fright, Underwurlde, Knight Lore e Pssst. Esse último não possível ser jogador devido ao controle não ter sido mapeado. Para acessar esse emulador e jogar esses jogos é um processo bastante complicado, mas eu deixo o vídeo aqui dos caras que descobriram esse interessante segredo.

023_10

C. Na primeira fase do jogo é possível visualizar beirando a represa, a existência de uma ilha deserta ao longe. Por muito tempo se discutia a possibilidade de alcançar o local, e surgiram muitos mitos de pessoas terem conseguido a proeza. A realidade é que não existe maneira de chegar lá sem hackeamento, porém na versão beta do jogo era possível ver um barco que possivelmente serviria para essa travessia.

023_11

D. Ir a ilha na versão beta tinha uma razão, era lá onde conseguiria pegar a corda para que saltasse da represa. E pra chegar na ilha ele usaria uma Piton Gun, uma arma que atira um gancho. Nas imagens do beta você pode ver os dois itens listados no inventário.

023_12

E. Após o salto de bungee jumping, a fase ainda se prolongaria um pouco, você chegaria em um local onde precisaria abrir e entrar numa passagem, mas tudo foi cortado e mantido apenas a cutscene que conhecemos.

023_13

F. Bem no início da produção, era possível usar um lança foguetes antigo como pode ser visto nas primeiras imagens promocionais de revistas, e os tanques químicos da fase Facility seriam dispostos conforme a arrumação no filme.

023_14

G. Ainda na fase Facility, Dr. Doak entregaria para Bond uma maleta com algumas armas, mas isso também foi descartado. Dr. Doak é baseado em David Doak, um dos desenvolvedores do jogo, e além dele outros membros do time da Rare também tiveram seus rostos imortalizados.

023_15

H. Na fase Runaway foi abandonada a tentativa de recriar a famosa cena do mergulho suicida, onde durante a fuga de Bond, ele usa uma moto para seguir o avião antes que ele decole. Devido a complexidade e do prazo para entregar o jogo, viram que gastariam tempo demais e deixaram a ideia de lado.

023_16

I. Pra mim a ideia mais bisonha da Rare, era a de fazer com que o acessório Rumble Pak, aquele que usa quilos de pilhas só pra fazer um “controle com fio” tremer, funcionasse como o carregador das arma. Ou seja, acabou a munição? Solta o Rumble Pak e coloca de volta. Genial! Só que não. Melhor que isso só se você ainda precisasse colocar novas pilhas para completar o carregador! Tá. Parei. Provavelmente a vó de alguém em sua sensatez criticou a proposta absurda, e abandonaram a ideia.

023_08

J. Você lembra do famigerado Virtual Boy? O console da Nintendo que de tão mal sucedido recebeu apenas 22 jogos, e acredite, a Rare chegou a começar a desenvolver um jogo do 007 para ele. Seria o GoldenEye 007 Racing, e é mencionado apenas uma vez em um panfleto promocional com os seguintes dizeres: “GoldenEye: se você pensava que a hora do rush era um pesadelo, espere até estar atrás do volante do carro do 007. Desvie de obstáculos e destrua os demais carros. Aperte os cintos por segurança pois, nesse jogo, você nunca saberá o que te espera.”

023_17

K. A arma Skorpion VZ/61 está no jogo, porém devido a problema de direitos autorais precisou receber outro nome. Foi batizada como Klobb, homenagem à Ken Lobb, que deu várias dicas durante o desenvolvimento de GoldenEye.

023_18

L. Uma fase foi criada para que os desenvolvedores testassem o multiplayer, ela se chamava Citadel. A Rare dizia que definitivamente não poderia ser acessada no produto final, mas em 2004 um grupo de fuxiqueiros conseguiram juntar os arquivos necessários para fazer a fase funcionar. E detalhe, até música própria ela possuía.

056_20

M. Lembra daquela telinha preta inicial de GoldenEye 007? Bem, ela é uma paródia do ‘disclaimer’ do Reino Únido de classificação etária para filmes, e o que a Rare fez foi tirar um sarro até com isso. A tela da British Board Film Classification vinha em todos os VHS’s da época, o problema foi que o resto do mundo ficou sem entender a piada.

056_21

N. Depois do sucesso no Nintendo 64, a Rare recebeu a proposta de fazer o game de O Amanhã Nunca Morre, mas a mesma recusou. Acabou que o desenvolvimento foi parar nas mãos da Black Ops Entertainment, que trouxe um jogo sem muitos atrativos, e muito longe em qualidade se comparado ao seu antecessor. O jogo foi lançado para o PlayStation e publicado pela Electronic Arts em parceria com a MGM Interactive.

O. Uma das situações mais inusitadas e hilárias aconteceu no programa Tonight Show Starring Jimmy Fallon do canal norte americano NBC, quando Jimmy desafia Pierce Brosnan para uma partida multiplayer de GoldenEye 007. Você já imaginou um dia ver James Bond jogando um jogo do James Bond?!

056_22

P. Ainda falando de Pierce Brosnan, uma coisa que imagino que pouca gente percebeu, é que o ator irlandês conseguiu ainda mais prestígio devido a sua ‘atuação’ no tão bem repecurtido jogo. Ele mesmo já agradeceu algumas vezes por ter tido a sorte de ter encarnado James Bond no período em que o jogo havia sido criado.

056_23

Q. Você sabia que o conceito de zoom óptico das snipers nasceu em GoldenEye 007? Desde o seu lançamento uma infinidade de jogos adotou o mesmo princípio. Claro, a ideia foi reformulada, melhorada, e hoje temos a execução da função feita de maneira muito melhor. Mas é interessante pensar que até nisso GoldenEye 007 definiu tendência.

056_24

R. Em 2010 a Eurocom adquiriu a licença para criar um ‘reloaded’ de GoldenEye 007 chamado GoldenEye 007: Reloaded. Criativo. O game foi lançadado para o PlayStation 3, XBox 360, Nintendo Wii e Nintendo DS, numa produção da Activision e distribuição da MGM Interactive. A atualização mudava uma série de elementos na jogabilidade do jogo original, e trazia estampava o rosto de Daniel Craig, o atual interprete de James Bond. E para variar, também não chegou nem perto do sucesso do clássico original do Nintendo 64.

Barra Divisória

assinatura_dan

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s