047_00

PLOT COM COMENTÁRIOS
Entre os filmes clássicos esse é um dos mais admirados pelos fãs da sétima arte. Dificilmente alguém com mais de vinte anos não tenha assistido a algazarra de Ferris Bueller nas suas matanças de aula, e o pior, comemorado por suas conquistas mesmo quando ele se mostrava nitidamente o vilão da história. Mas não importa, esse era seu principal charme, a arte de sair impune de culpa pela zoeira. Geralmente os jovens temem professores, diretores, ou qualquer um daqueles que ditam regras, mas Ferris não, ele não dava a mínima! Arquitetava os mais mirabolantes planos de fazer bullying com aqueles “ditadores” que o cercavam, e de quebra, ainda carregava a namorada e o melhor amigo à tiracolo. Seus planos loucos envolviam o sequestro da luxuosa e clássica Ferrari do pai de Cameron, seu amigo hipocondríaco, e em buscar a namorada na escola se passando pelo pai da menina.

047_01

Não faço a mínima ideia de quando vi Curtindo a Vida Adoidado pela primeira vez, esse é o tipo de filme atemporal que tenho a sensação de sempre ter pertencido à minha memória. Um das coisas mais interessantes nessa produção, é que ela consegue superar gerações, em todos os sentidos. Suas escolhas de conceito contribuem para que mesmo hoje, mais de trinta anos depois do seu lançamento, ainda permaneça um filme bastante atual. E parece absurdo, mas mesmo que ele repita centenas de vezes na TV, iremos sentar para assistir como se fosse a primeira! A obra exalta a efemeridade da vida e o quanto precisamos valorizar cada segundo. Todos temos problemas e obrigações, mas sempre que possível deveríamos tirar melhor proveito do tempo nos presenteando com a liberdade.

047_02

Olhando de longe temos a visão daquele ser apenas um garoto egoísta e irresponsável que mata aulas e não respeita os mais velhos. Isso inclui os próprios pais, que não fazem a mínima ideia do que o filho arruma pelas suas costas. Até o diretor da escola estava convencido do aluno ser um mal elemento, e sofria para conseguir provas. Não importava o tamanho do problema, o garoto sempre estava uns três passos à frente, e como de praxe, se saindo bem. Mas com todo esse histórico de delinquência juvenil, Ferris tinha um bom coração. Seu amigo Cameron vivia uma vida muito reclusa, com pais controladores e que colocavam-no para baixo. Seu amigo notava isso, e era em parte por ele que fazia certas loucuras. Não só ele, mas Sloane também, a namorada de Ferris.

047_03

As enrascadas onde eles se metem são as mais variadas, desde se passar por um fictício “Rei da Salsicha de Chicago” para entrar no luxuoso restaurante Chez Louis, destinado à alta classe, até invadirem uma parada alemã, onde Ferris agita toda a cidade cantando e dançando ao som de Twist and Shout dos Beatles. Essa última se tornando uma das cenas mais icônicas do cinema! Claro, ainda tem a cereja do bolo de dar perda total na Ferrari 250GT “California” ano 61!

047_04

ELENCO E FICHA TÉCNICA
O elenco traz Matthew Broderick, Mia Sara, Alan Ruck, Jennifer Grey, Charlie Sheen, Kristy Swanson, Edie McClurg, Cindy Pickett e Lyman Ward. Curtindo a Vida Adoidado é um filme de 1986 dirigido por John Hughes, aquele considerado como “o mestre dos filmes adolescentes dos anos oitenta“. Seu orçamento foi de 6 milhões de dólares, com uma receita final de mais de 70 milhões!

CONCLUSÃO
Esse é um dos filmes que não importa quanto tempo passe, será sempre uma obra prima. Seu roteiro é simples, direto, e com um excelente ritmo. Umas das produções mais geniais da década de oitenta e, que pode e deve ser visto por todo mundo. Curtindo a Vida Adoidado é referência quando se trata de comédia, e até hoje é lembrado com muito carinho pelo seu número enorme de fãs. Um filme nota 10, que se você for mais jovem e ainda não assistiu, tem obrigação de ver!

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s