046_00

SINOPSE
Aladdin é um humilde morador de Agrabah, e também um bondoso ladrão que sempre ajuda os necessitados. Certo dia a jovem filha do sultão, a Princesa Jasmine, sai escondida dos aposentos reais e acaba se envolvendo em encrenca. Aladdin então a ajuda, mas antes dela partir, Abu, seu macaquinho, lhe surrupia uma joia. O jovem então decide ir até ela devolver. Uma paixão surge entre os dois, mas sendo uma princesa ela não poderia se envolver com um plebeu, Aladdin sabia disso. Só que o seu destino muda quando o jovem rapaz encontra uma lâmpada mágica, na qual dentro continha um gênio capaz de lhe conceder três desejos!

046_07

DISNEY E MAIS UM LIVE ACTION?
Muito se fala sobre a Disney e seus projetos de transformar os clássicos desenhos animados em live actions, e geralmente não de forma muito esperançosa. Eu mesmo sou uma pessoa muito pé atrás com essas iniciativas, para mim a única impressão que fica é a da empresa mercenária querendo tirar leite de pedra da própria propriedade intelectual, e sem um mínimo respeito. No entanto tem algo que a maioria talvez não saiba, a Disney já vem fazendo isso faz tempo. Adaptações para filmes com personagens reais não é novidade, 25 anos atrás saía O Livro da Selva nos cinemas. Acredito que pouca gente lembre ou conheça essa adaptação de Mogli com o ator norte americano Jason Scott Lee. Também saíram dois filmes dos desenhos 101 Dálmatas em 1996 e 2000, respectivamente. A diferença é que hoje estamos mais antenados nas produções da Disney devido ao seu engrandecimento com compras de gigantes como Lucasfilm e Marvel. A ressurreição da franquia Star Wars e incontáveis filmes de super heróis, fazem com que a Disney não saia mais dos trending topics.

046_01

UM CHATO CRITICANDO!
Mas vamos falar de Aladdin, um dos três filmes entregues agora em 2019. E vale lembrar, falta Malévola: Dona Do Mal,  para o dia 18 de outubro. Vamos parar de rodeios e vamos ao motivo de você ter chegado até aqui. Logo de cara percebemos uma nova abordagem. Diferente do clássico desenho de 1992, a nova produção traz um Gênio liberto com sua família viajando pelos mares do mundo. E é ele, o carismático azulão em sua forma humana quem conta aos seus filhos os seus dias passados.

046_02

Temos uma Agrabah bonita e simpática, mas não tão luxuosa quanto um império do conto árabe de As Mil e Uma Noites deveria ser. Faltou mais cor e vivacidade, a apresentação mostrando a logo da Disney e o nome do filme já não é muito inspirada, fica a sensação de falta de ousadia. É tudo muito tímido. Seguimos à partir daí para a recriação clássica dos eventos onde é apresentado o par principal da aventura. Temos uma Jasmine interpretada por uma bonita moça, mas que não traz as feições marcantes de uma jovem árabe. Sei que discutir etnia para atores geralmente não rende bons frutos e só gera polêmica, mas quantas belas atrizes não existem por aí com mais cara e jeito de Jasmine? E a coisa piora quando vemos Aladdin. Ator nascido no Egito e de pais egípcios, o que poderia estar errado então? Bem, o maluco também não tem cara de Aladdin ora essa! Tacaram a chapinha no cabelo do cara e, ainda deixaram uma barbinha e bigode safados por fazer.

046_03

Tirando esses pormenores que são mais a birra de quem vê, no caso eu, do que um real problema, a produção funciona bem. Em uns poucos minutos eu me adaptei a dupla de impostores e me inseri na atmosfera do filme. Assim como o desenho, esse novo Aladdin é praticamente um musical, mas com ares teatrais bem carregados. O grande problema é que isso não pareceu ser realmente intencional, foi mais falta de esmero da produção do que um conceito obedecido. É certo que as músicas são dubladas nas tomadas de filmagens, só que soou muito artificial. Existem cenas melhores que outras, mas no geral faltou bem mais afinco da direção em extrair dinamismo de interpretação dos atores. As cenas em computação gráfica também não são grande coisa, não tendo o refino compatível com o orçamento astronômico de quase 200 milhões de dólares. Nas cenas noturnas onde Jasmine e Aladdin passeiam no tapete mágico também faltou a mesma paixão e beleza artística do clássico desenho. Foi o momento que mas me causou decepção.

046_04

Isso porque eu falei que a produção funciona bem. E o pior é que funciona sim. Essas são observações que relacionei não chegam a estragar a completude do filme. Seu grande trunfo eu deixei para o final, o Gênio da Lâmpada! Will Smith ser engraçado não é novidade para ninguém, e de longe ele é o ator mais solto e carismático de Aladdin. Não é exagero dizer que ele sozinho consegue carregar todo o filme nas costas. Ele abre o filme e permanece até o final, sendo essencial para o dinamismo do roteiro. Ele toma para si a responsabilidade parecendo estar em um sitcom próprio com anos de existência, a naturalidade que entrou no papel é fascinante!

046_05

ELENCO E FICHA TÉCNICA
Temos no elenco Mena Massoud, Naomi Scott, Will Smith, Marwan Kenzari, Navid Negahban, Nasim Pedrad, Billy Magnussen e Numan Acar. Dirigido por Guy Ritchie, Aladdin é inspirado no clássico árabe da literatura mundial As Mil e Uma Noites e na versão francesa de Antoine Galland, numa produção em conjunto da Walt Disney Pictures, Rideback, Vertigo Entertainment, Big Talk Films e Marc Platt Productions.

046_06

CONCLUSÃO
O remake em live action do clássico desenho traz uma releitura pouco inspirada se comparado a produção original. As suas deficiências são crônicas e desapontam quem esperava uma produção verdadeiramente luxuosa. Na parte em que Aladdin volta como um príncipe para se apresentar à Jasmine, a cena é um literal desfile de escola de samba, faltando bem pouco para chegar no brega. No geral esse ainda é um filme divertido, não tão impactante quanto o original, mas dignamente salvo por um Gênio extremamente carismático. Mesmo com problemas ainda é interessante, e uma boa pedida para ver em família.

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s