040_00

Um filme que incomoda… esse é Border (Gräns – 2018), obra do iraniano Ali Abassi, conta a história de Tina (Eva Melander), uma policial que trabalha no aeroporto na área de segurança, “farejando“, literalmente, os passageiros que embarcam. O termo animalesco diz respeito a isso mesmo: ela identifica medo, culpa, terror… e até mesmo, auxiliando nas investigações contra redes de crime através de um olfato apuradíssimo.

040_01

Devido a esse “dom” ela ganha certo respeito, contudo sua aparência um tanto grotesca faz com que cause certa repulsa nas pessoas. Nota-se que ela é muito sozinha e tem a necessidade de estar sempre em contato com a natureza. As cenas da heroína na floresta são lentas e com um certo ar poético. Contemplativo.

040_02

Em meio a isso tudo conhece Vore (Eero Milonoff), um homem “indecifrável” para ela, pois escapa ao seu dom de investigação. Entende que há algo nele, mas por não conseguir identificar, fica obcecada pelo mesmo.

040_03

A atuação de Eva Melander é um espetáculo à parte: os olhos profundos e rosto deformado, assim como a de Eero Milenoff. Ambos trazem em seus personagens a confrontação com o grotesco, numa das cenas de sexo mais pitorescas que já vi.

O filme aborda o diferente, acredito eu. As cenas são um tanto realistas. A questão da natureza é explorada de maneira suave e ao mesmo tempo brutal. Há também a fantasia, dos seres encantados que vivem nas florestas. Quase folclórico. Não é um filme fácil de digerir, contudo é um filme que te prende do inicio ao fim, e que após assisti-lo, não o deixará indiferente.

Barra Divisória

assinatura_julianna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s