039_00

Você sabe qual é o encanador mais famoso do mundo? Antes de responder eu te faço outra pergunta, quantos encanadores você conhece? Melhor ignorarmos essa pergunta e respondermos apenas a primeira. Mario, Super Mario, ou mesmo Jumpman para os íntimos. Explico. Muitas pessoas acreditam que a Nintendo tenha surgido no mercado de jogos eletrônicos já com Super Mario nas costas, mas não, antes do bigodudo ganhar seu primeiro jogo, ele era o herói que tentava salvar a moça do terrível gorila em Donkey Kong no jogo de 1981 dos arcades. Nesse jogo o barrigudo encanador era apelidado de Jumpman, em tradução livre, Homem Pulo. Foi apenas em 1983 que Mario estreou num game próprio chamado Mario Bros. para os arcades, e não só ele, mas seu irmão Luigi também estava lá. O cara continuou mostrando a cara em uma série de jogos de outras franquias, claro, incluindo as próprias. Nenhum dos produtos da Nintendo ficou de fora. Nintendo Entertainment System, Family Computer Disk System, Game Boy, Game & Watch, Super Nintendo Entertainment System, todos receberam algum jogo do Mario. Esse último recebeu inicialmente Super Mario World e em seguida Mario Paint, mas foi no dia 27 de agosto de 1992 que o planeta Terra foi sacudida pelo estrondos dos motores de Super Mario Kart!

039_01

039_04Mario decidiu se juntar aos amigos e partir para as competições mais loucas nos circuitos do Reino do Cogumelo. Em Super Mario Kart as principais características além da tradicional corrida, estava no uso massivo de itens. Sejam os lançados contra os oponentes, ou os que te auxiliavam gerando algum bônus na sua desenvoltura. No total era possível jogar com oito competidores, onde além da dupla de irmão Mario e Luigi, também participam Princesa Peach, Yoshi, Bowser, Donkey Kong Jr., Koopa Troopa e Toad. Os orgulhosos guerreiros se digladiavam no modo Mario Kart GP, onde brigavam por pontos para conquistar a melhor posição no pódio. Podiam entrar no Battle Mode, uma arena mortal para dois competidores, onde quem explodia primeiro as três bexigas do outro vencia. No modo Match Race era possível fazer uma corrida fechada de um contra um, no total de cinco voltas em um circuito. E por último tinha o modo em que você poderia jogar contra si mesmo, tentando melhor o seu tempo das corridas anteriores, o modo Time Trial.

039_02

Super Mario Kart fazia uso do efeito Mode 7 do Super Nintendo, que permitia poder girar uma camada de background, criando assim um efeito ilusório tridimensional. Esse mesmo recurso era utilizado em jogos famosos como F-Zero, Chrono Trigger, Axelay, Pilotwings, entre vários outros. O Mode 7 possuía uma limitação curiosa, por se tratar de ser uma camada de fundo (background), não permitia a colisão de objetos, então aquela tela inferior que vemos quando jogamos para um jogador, que serve de guia para delimitar onde estão as paredes ou qualquer outro obstáculo. Quando a partida tem dois jogadores, essa guia fica escondida por trás da tela do segundo player. O game Super Mario Kart surgiu quase que por acidente, na realidade estavam desenvolvendo um multiplayer para o F-Zero, porém devido a dificuldades encontradas, o jogo foi lançado apenas como singleplayer. Mais tarde voltaram a estudar o que sobrou, e deram origem a um dos jogos mais vendidos do Super Nintendo. Super Mario Kart vendeu 8,76 milhões, ficando apenas atrás do Donkey Kong Country (9,3 milhões), Super Mario All-Stars (10,55 milhões) e Super Mario World (20,6 milhões). Uma curiosidade engraçada, enquanto na versão japonesa Bowser e Princesa Peach enchiam a cara de champanhe quando subiam no pódio, a censura cortou a bebedeira na versão americana para evitar qualquer problema.

Febre entre a molecada e motivo de muitas brigas entre amigos, já que seu imprevisível modo multiplayer no Battle Mode possibilitava que quem estivesse perdendo virasse o jogo rapidamente. Não tinha nada de online com dezenas de jogadores, eram apenas dois controles no um contra um e tela dividida, e isso já era o suficiente para garantir a nossa felicidade. Era perder a partida e entregar o controle para o próximo. Super Mario Kart nasceu como uma das franquias mais rentáveis e valorizadas da Nintendo, sendo assim ela não perdeu tempo, e absolutamente todos os consoles que vieram na sequência receberam sua versão de Mario Kart, incluindo os portáteis. E de uma coisa eu tenho certeza, eu sei que as crianças de hoje estão acostumadas com a tecnologia muito mais polida dos jogos atuais, mas eu duvido que elas não se divertiriam tanto quanto a pivetada da década de noventa. Dê uma chance à esse clássico se não tiver jogado ainda, e se você tem filhos pequenos, faça essa experiência com eles e depois comenta aqui como foi. É como diz o ditado: “gráficos não são nada, o que importa é a diversão!”

Barra Divisória

assinatura_dan

 

Nenhum pensamento

  1. Meu SNES veio com Super Mario Kart; No início fiquei “P” da vida, porquê queria o Super Mario World.
    Mas, como o mais importante era o Console, que veio completo com dois Joysticks, então pensei:
    “- Tá bom, vou jogar esse jogo mesmo e no fim de semana eu alugo outro jogo.”
    Então comecei a jogar, nas 50cc, depois nas 100cc(acho que foi ai que começou a cair meus cabelos… ¬¬) e por fim as 150cc motherfuck! – Era sinistro!
    Acabou que chamei meus amigos e vizinhos e no fim das contas, fiquei meses jogando o Super Mario Kart (modo corrida e batalha) e nem pensava em jogar outro jogo.
    Pela idade da época e pelos preços dos jogos, que custavam 1/3 do salário mínimo, nós, as crianças da década de ´90, não tivemos muitas opções e tínhamos que nos contentar com o que nos foi oferecido com muito custo pelos nossos pais.

    Nem por isso fui uma criança infeliz.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s