037_00

SINOPSE
ATENÇÃO: Irei me basear pelas impressões da primeira temporada, então esta resenha é destinada ao público iniciante na série.
Macarena é uma mulher ingênua que após se envolver com seu patrão, um homem casado e com filhos, é seduzida a roubar a empresa onde trabalham. O desvio de dinheiro funciona, porém é abandonada pelo amante e acaba assumindo sozinha a culpa. Antes de partir para cumprir seus sete anos de prisão, informa a família que sairá em uma longa viagem, já que estava confiante de que conseguiria recobrar sua liberdade sem que nenhum parente descobrisse. Mas as coisas não saem conforme seus planos, e ela precisará amadurecer para sobreviver ao ambiente pesado de uma penitenciária particular feminina.

037_01

COMENTÁRIOS
Essa é a premissa da série espanhola, que te convida a acompanhar os pavorosos desafios de uma mulher acostumada com os privilégios de uma vida confortável. Não que fosse de uma família rica, mas que nem de longe entendesse a realidade da maioria das mulheres com as quais precisaria dividir seu limitado espaço à partir de agora. E por ser uma mulher atraente que demonstrou certa fraqueza em seus primeiros dias, passa a ser importunada de diferentes formas. Somando-se isso à sua ingenuidade de criar dívidas com outras detentas, passa a temer prejudicar ainda mais a progressão da própria pena. Nada nem ninguém ali é totalmente confiável, cada pessoa possui suas prioridades e o seu próprio código moral, e quanto mais tempo Macarena leva para perceber isso, mas difícil fica sua situação.

037_02

Vis a Vis é uma série de suspense e drama criminal que estreou em 20 de abril de 2015 pelo selo Netflix. A série espanhola traz a rotina de Macarena Ferreiro, também conhecida como Maca, na prisão feminina Cruz del Sur. Sua prisão foi dada em caráter provisório pelos quatro crimes fiscais cometidos, e embora as investigações ainda corressem, sua fiança foi definida muito mais alta do que poderia pagar. Quando a série estreou, foi inevitável a comparação da crítica com Orange Is the New Black, no entanto as duas séries possuem grandes diferenças de abordagem. Enquanto na série americana existe grandes pitadas de humor em meio ao drama, em Vis a Vis o clima é bem mais pesado e realista, focando no drama e suspense quase constante.

037_03

ELENCO E FICHA TÉCNICA
O elenco de Vis a Vis é bem extenso, e conta com Maggie Civantos, Carlos Hipólito, Roberto Enríquez, Cristina Plazas, Berta Vázquez, Alba Flores, Inma Cuevas, María Isabel Díaz Lago, María Salgueiro, Ramiro Blas, Alberto Velasco, Marta Aledo, Daniel Ortiz, Harlys Becerra, Laura Baena Torres e Najwa Nimri. A série foi criada por Daniel Écija, Álex Pina, Iván Escobar e Esther Martínez Lobato, pela produtora espanhola Globomedia, e é dirigida por oito profissionais, Jesús Colmenar, Jesús Rodrigo, Sandra Gallego, David Molina, Álex Rodrigo, Marc Vigil, Ramón Salazar e Carles Torrens.

CONCLUSÃO
Como dito no começo desta resenha, me refiro às impressões da primeira temporada. Antes eu havia assistido um pouco de Orange Is the New Black, mas nunca tinha me prestado assistir nenhuma outra produção do gênero, então ao mesmo tempo que não tenho vícios de outras séries, também não sirvo de parâmetro para dizer se essa é melhor ou pior que outra. O que sei é que fiquei bastante entusiasmado com a qualidade da narrativa e como os personagens vão crescendo no decorrer da trama. Com um enredo intrigante, Vis a Vis te suga para um clima de tensão constante em que a imprevisibilidade reina. Em poucas palavras posso dizer que tem um conteúdo pesado destinado ao público adulto, personagens bastante críveis, e um roteiro muito bem amarrado. É do tipo pra se tirar o fim de semana e maratonar! A série está disponível na Netflix e já foi finalizada com quatro temporadas.

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s