024_00

Ren é uma criança que perde a mãe num momento onde seu pai tinha recém abandonado a família. Então parentes que pouco se importavam surgem para assumir sua guarda legal. Num surto de raiva por ver sua vida despedaçada, ele foge de casa e começa a vagar desnorteado pelas ruas de Shibuya, quando é encontrado e provocado por um personagem misterioso. Ren então o segue e acaba entrando num mundo paralelo onde todos que lá vivem são humanoides com características de animais. Ele encontra Kumatetsu, um monstro fracassado e mal-humorado que nunca consegue manter um aluno sobre seus ensinamentos. Juntos desenvolvem uma inusitada amizade onde todos saem ganhando.

024_01

De um lado temos um jovem inocente e de coração puro que precisa apenas de alguém se importando um pouco com ele, e de outro um brutamontes grosseiro que não se importa com nada além de querer respeito da sociedade em que vive e ser o sucessor como senhor do seu reino. Por ironia do destino os dois acabam se encontrando, fazendo nascer um elo de mestre e pupilo onde os dois tem muito o que aprender. Ren é uma criança responsável para sua idade mas complexado por se sentir frágil demais, e Kumatetsu é o seu exato oposto, irresponsável mas excessivamente seguro de si. As limitações de um são exatamente a força do outro, e num exercício conjunto os dois aprenderão que os obstáculos só existem para ser transpassados.

024_02

O anime é um longa metragem de 2015 do diretor Mamoru Hosoda produzido pelo Studio Chizu, e traz o ar fantástico de clássicos do Studio Ghibli como A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado. Hosoda tem em seu currículo alguns trabalhos conhecidos, como Summer Wars, Okami Kodomo no Ame to Yuki, e a série Digimon. Por O Rapaz e o Monstro foi premiado em 2016 como Melhor Animação do Ano nos Prêmios da Academia Japonesa, e teve críticas favoráveis da mídia especializada.

024_03

Trazendo um trabalho de arte maravilhoso, com traços simples e bonitos nas animações ao mesmo tempo que detalhados nos backgrounds realistas, o anime encanta com sua beleza. Fiquei espantado com a complexidade de cenas onde se acumulavam muito movimento de uma só vez, como acontece na retratação urbana de Shibuya e na colorida Jutengai. As coreografias de lutas também são de qualidade espantosa, mostrando uma fluência e leveza que só podem ter sido adquiridas por captura. Eu não cheguei a confirmar essa informação, mas as movimentações são perfeitas demais, e caso tenha sido um trabalho inteiramente manual, merece mais aplausos ainda. A trilha sonora é fenomenal, se adequando precisamente ao sentimento de cada momento do anime. Mamoru Hosoda fez um trabalho incrível e que deve ser levado ainda mais ao conhecimento das pessoas.

024_04

O Rapaz e o Monstro explora o amadurecimento numa aventura mágica, que pode e deve ser apreciado por pessoas de qualquer idade. Devido ao plot principal ser simples, fiquei com receio de entrar em mais detalhes e estragar a experiência de vocês. O filme está disponível atualmente na Netflix, então não perca a oportunidade de experimentar essa aventura de fantasia que ensina sobre confiança e amadurecimento.

Barra Divisória

assinatura_dan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s